Pages

  • Twitter
  • Facebook
  • Google+

28/07/2014

Caixa Cultural Brasília recebe curso e apresentação de contação de histórias

Nenhum comentário:
 

A contadora de histórias Laura Delgado traz à Caixa Cultural a magia da contação de histórias, em curso inédito seguido de apresentação

 

 

A contação de histórias está presente na humanidade desde os primórdios. Passando pelas histórias de griôs africanos, seguindo contadores da cultura popular brasileira e sendo tônica de projetos direcionados para crianças e idosos, essa tradição tem importante papel na perpetuação de traços culturais e na manutenção da memória de um povo. A fim de contemplar os profissionais, amadores e amantes da arte da contação, a Caixa Cultural Brasília receberá a oficina “Aprendendo a contar histórias” entre os dias 25 e 30 de agosto.

 

A oficina se dispõe a estimular a busca por um conhecimento mais profundo sobre a contação de histórias e seus efeitos, como facilitadora no processo de ensino e aprendizagem. A proposta da oficina é, também, nutrir incentivo à literatura e à arte de contar histórias como forma de prazer. O segredo da contação de histórias está na palavra que é falada e que expressa vários sentimentos e, dessa maneira, consegue unir várias pessoas, com os mais diversos interesses, em torno de uma mesma narrativa.

 

 O público interessado mergulhará no universo das histórias a partir da experiência da contadora mineira Laura Delgado, expoente brasileira no assunto. Com mais de 30 anos de experiência, a professora circula por todo o estado de Minas Gerais, tanto apresentando seu trabalho quanto expondo sua experiência com a contação de histórias. Formada em Letras pela UFJF, possui pós-graduação em Literatura Infantil e Juvenil (UFRJ), é mestre em Literatura Comparada (UFRJ) e dinamizadora cultural do Instituto Metodista Granbery, na cidade de Juiz de Fora (MG).

                                                

                                                                                   

“Aprendendo a contar histórias” tem como públicos-alvo jovens e adultos, professores e interessados na arte de contar histórias. As oficinas acontecerão para duas turmas: uma no turno da manhã, das 9h às 12h, e outra no turno da tarde, das 14h às 17h, de segunda a sexta. Cada turma terá até 30 participantes. Os interessados deverão se inscrever pelo e-mailculturarecomunicacao@gmail.com e fazer a doação de 1 kg de alimento não perecível no primeiro dia de oficinas. Haverá entrega de certificado de participação após a conclusão do curso.

 

No sábado, dia 30 de agosto, haverá uma apresentação às 17h, que unirá as duas turmas formadas e será conduzida pela contadora Laura Delgado e pelo músico Fabrício Conde, que a acompanha nas contações. Para esta sessão, serão distribuídas senhas duas horas antes do espetáculo. Com esta proposta de realização, há a união de duas formas de aprendizado em um só projeto, podendo beneficiar diferentes públicos e associar a teoria (aulas de contação de histórias) à prática (apresentação).

                                                                                                           

O projeto “Aprendendo a contar histórias” é uma produção da empresa Culturare Comunicação. Foi selecionado no edital 2013 de patrocínio da Caixa Cultural para realização nas unidades em Fortaleza, em Brasília e em São Paulo.

 

Projeto: Aprendendo a contar histórias

Produção: Culturare Comunicação

Patrocínio: Caixa Cultural Brasília

Livre para todos os públicos

 

Serviço

Curso: Aprendendo a contar histórias, com Laura Delgado

Local: Caixa Cultural Brasília

Endereço: SBS Quadra 4 – lote 3/4 – Brasília/DF

Período: de 25 a 30 de agosto de 2014

Horários do curso: Turma I – das 9hàs 12h Turma II – das 14h às 17h

Apresentações ao público: 30 de agosto, às 17h

Participação mediante inscrições pelo e-mailculturarecomunicacao@gmail.com e entrega de 1Kg de alimento não perecível no primeiro dia das oficinas

Nenhum comentário: